caspa no cabelo
Cabelo, Caspa

caspa no cabelo

Partilhar:

Caspa no cabelo- À beira de um ataque de nervos?

A caspa no couro cabeludo é um problema comum que ocorre quando pequenas partículas de pele seca se destacam do couro cabeludo, muitas vezes acompanhada de comichão. Não é contagiosa nem grave, mas a sua presença pode ser embaraçosa e por vezes é difícil de tratar. Apesar do eventual mau aspeto, a caspa na cabeça não é sinal de falta de higiene.

A caspa é uma forma leve de dermatite seborreica que afeta sobretudo o couro cabeludo mas que pode surgir em outras zonas pilosas do corpo como as sobrancelhas.

A pele do couro cabeludo está em constante processo de renovação, havendo sempre produção de novas células e descamação de tecido morto, a caspa acontece quando deixa de existir equilíbrio neste processo e a descamação ocorre em excesso. A descamação pode ser acompanhada por outros sintomas como vermelhidão local, comichão e aumento da oleosidade.

Porque temos caspa? As causas da caspa podem variar, nelas incluem-se:

. Pele oleoso;

. Fungos, principalmente do género Malassezia;

. Stress;

. Alterações hormonais;

. Clima seco;

. Uso de produtos inadequados para o cabelo;

. Má alimentação.

A caspa pode dividir-se Caspa Seca e Caspa Oleosa

Caspa Oleosa

A caspa oleosa é causada pelo aumento da produção de sebo no couro cabeludo, o que pode levar à proliferação de fungos e bactérias, com obstrução dos poros e aparecimento de escamas amareladas. Algumas dicas para lidar com a caspa oleosa incluem:

- Lavar o cabelo regularmente com um champô anticaspa adequado para caspa oleosa que contenha ativos como piritionato de zinco, ácido salicílico ou enxofre. Pode experimentar Lazartigue Clear Antipelicular com piritionato de Zinco, Vichy Dercos Champô Anticaspa Cabelo Normal a Oleoso com ácido salicilico e selénio ou KPL Plus champô.

KPL-shampoo

- Evitar lavar o cabelo com água demasiado quente. A água quente pode ressecar o couro cabeludo e estimular ainda mais a produção de óleo. O cabelo deve ser lavado com água morna ou fria.

- Evitar penteados apertados como tranças e rabos de cavalo que podem agravar a oleosidade.

Caspa Seca

A caspa seca é causada por um desequilíbrio do pH, que leva à descamação das células mortas da pele de forma aumentada (hiperdescamação). Tal como na caspa oleosa deve optar por produtos adequados para a higiene do couro cabeludo, como o shampoo para a caspa Apivita Dry Dandruff Champô ou Dercos champô anti-caspa cabelos secos (alguns exemplos de tratamento de caspa).

Para além da caspa no couro cabeludo, como já referido, pode ocorrer caspa noutras zonas pilosas, como sobrancelhas.

Caspa nas sobrancelhas

A caspa nas sobrancelhas pode ser causada por uma variedade de fatores, como pele seca, dermatite seborreica, infeções fúngicas ou bacterianas, reações alérgicas ou uso excessivo de produtos para as sobrancelhas. Alguns conselhos para lidar com a caspa nas sobrancelhas incluem:

. Hidratar a pele;

. Utilizar champô anticaspa suave;

. Evitar produtos para as sobrancelhas como lápis, sombras ou gel, que podem obstruir os folículos pilosos.

. Evitar coçar, pois pode agravar a situação.

 

Como acabar com a caspa?

Para combater a caspa existem várias opções, algumas delas já referidas, que passamos a resumir:

. Utilizar champôs anticaspa adequados de acordo com o tipo de caspa, se a caspa for causada pela pele seca ou irritada um champô hidratante pode ajudar a aliviar a irritação e reduzir a caspa.

. Evitar irritantes, produtos para o cabelo como sprays e géis podem irritar o couro cabeludo e piorar a caspa.

. Lavar o cabelo regularmente pode ajudar a remover a oleosidade e as células mortas da pele que podem levar à caspa, no entanto a frequência da lavagem também não deve ser exagerada, pois isso pode ressacar o couro cabeludo e agravar a caspa.

. Ter uma dieta saudável, rica em nutrientes como zinco, vitamina B e ácidos gordos omega3.

. Consultar o dermatologista, se a caspa persistir ou piorar para perceber a causa e receber o tratamento adequado.

É importante perceber que pode demorar algum tempo até ver resultados e que podem ser necessários vários tratamentos, mas caspa não é um bicho papão e tem solução.

Partilhar:

Usamos cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência no nosso site. Ao navegar no site estará a concordar com a sua utilização.Saiba mais