Pela prevenção da Queda do Cabelo dos nossos homens
Cabelo, Queda de Cabelo

Pela prevenção da Queda do Cabelo dos nossos homens

Partilhar:

Aquela popular frase “é dos carecas que elas mais gostam”, já não se aplica aos dias de hoje. As mulheres gostam que os seus homens, tenham um cabelo com um ar cuidado, saudável e bem tratado. 

 

A queda do cabelo, ou alopecia, é um pesadelo comum a muitos homens e mulheres. O impacto psicológico desta condição é devastador, sendo que esta é melhor aceite pela sociedade em homens, causando um impacto muito mais profundo no caso das mulheres.

Mas o que causa a queda do cabelo?

Para responder a esta pergunta é necessário compreendermos o ciclo de crescimento e queda fisiológica do cabelo, sim, porque é perfeitamente normal perdermos até 100 fios de cabelo por dia.

 

O ciclo de crescimento do cabelo compreende 4 fases distintas:

 

  • Anagénica - longa fase de crescimento (cerca de 3 anos);

  • Catagénica - fase curta apoptótica (cerca de 3 semanas);

  • Telogénica - fase de repouso (3 meses);

  • Exogénica - fase de queda.

 

Uma queda mais acentuada de cabelo pode ocorrer devido à alteração na duração das 3 primeiras fases por causas externas ou internas. É comum, por exemplo, existir uma maior queda de cabelo no outono, pois o ciclo de crescimento é influenciado pela luz. 

 

A hipófise (glândula que controla o funcionamento das restantes glândulas endócrinas) detecta o aumento da exposição à luz solar e desencadeia a produção de hormonas, como a melatonina e a prolactina, por acção destas, uma maior percentagem de folículos pilosos entra em fase telogênica, que culmina com a perda de grande parte das hastes pilares cerca de 3 meses mais tarde, na altura do outono.

Tipos de queda de cabelo

A forma como o cabelo cai, não é exatamente igual em todos os casos, existem vários tipos de alopécia, variando também nas suas causas.

 

As alopecias podem ser classificadas de várias formas, tais como: 

 

  • Cicatricial (irreversível) - em que ocorre a destruição do folículo e não há recuperação do crescimento;

  • Não cicatricial ou reversível - ocorrem alterações funcionais que impedem o crescimento de pelo/cabelo.

 

Podem ainda dividir-se em difusas e localizadas. Nas alopecias difusas incluímos:

 

  • Eflúvio anágeno - queda abrupta por interrupção da fase anagénica, tem início rápido e é reversível, iniciando-se o crescimento 1 a 3 meses após a suspensão da causa, o cabelo pode apresentar cor, textura, espessura ou ondulação diferente;

  • Eflúvio telogénico - ocorre uma transição prematura para a fase telogénica;

  • Alopécia androgênica - é a alopécia mais frequente no homem e na mulher. Apresenta uma forte componente genética. Nestes doentes, a enzima 5 alfa redutase transforma a testosterona e hydro testosterona (DHT) que provoca a diminuição progressiva dos folículos pilosos. Caracteriza-se por uma recessão frontotemporal ("entradas") e rarefação no topo do couro cabeludo (calvície).


Existem ainda outros tipos de alopecia como a alopecia areata, alopecia de tracção, e dermatoses inflamatórias.

Causas, sinais e sintomas

Os diferentes tipos de alopécia apresentam diferentes causas. O eflúvio anágeno é comumente provocado por envenenamento, quimioterapia ou radiação. Medicamentos, problemas endócrinos (falta de zinco, biotina, ferro) ou stress psicológico são causas frequentes de eflúvio telogénico.

 

A queda de cabelo, como já referido, ocorre de forma fisiológica diariamente, existem, no entanto, alguns sinais que nos devem deixar em alerta para que algo mais grave possa estar a acontecer:

 

  • Diminuição da densidade capilar;

  • Existência de peladas;

  • Cicatrizes;

  • Rarefação do cabelo acompanhada de escamação, borbulhas, nódulos ou drenagem de pus.

4 formas de prevenir a queda do cabelo

Nem sempre a podemos evitar, mas podemos pelo menos atrasar e atenuar a queda excessiva de cabelo com recurso a 4 cuidados básicos:

 

  1. Uma alimentação saudável acompanhada da prática de exercício físico regular, interferem com a circulação sanguínea, melhorando o aporte de nutrientes ao bulbo capilar;

  2. Consumo de Vitaminas A, B,B2, B6, B9, B12, C e E são particularmente benéficas assim como o cálcio, ferro, fósforo, magnésio, iodo e zinco;

  3. Praticar uma higiene correcta e pentear os cabelos com frequência;

  4. Evitar procedimentos cosméticos agressivos como permanentes, alisamentos ou colorações.

Tratamento da queda do cabelo

O tratamento tende a ser um pouco moroso, com uma duração de cerca de 3 a 4 meses. Por forma a ser o mais completo possível deve recorrer a produtos tópicos mas também suplementos orais.

 

Um tratamentos completo deve incluir vitaminas orais especificamente adaptadas para a queda do cabelo, como é o caso da gama cistitone, onde encontramos 3 opções distintas:

 

  1. Cistitone Forte BD - tratamento da queda por carências vitamínicas, enriquecidos com vitaminas do complexo B e D;

  2. Cistitone Ferro - Particularmente útil em mulheres no período fértil, pela sua tendência natural para a deficiência em ferro.

  3. Cistitone Agaxidil - concebido especificamente para a alopécia androgênica (AGA), pois na sua composição tem serenoa repens e curcubita peppa, extratos vegetais com evidência na inibição da enzima 5 alfa redutase e por isso na formação de DHT.


 

Deve ainda ser utilizado um champo formulado para a queda de cabelo como o Dercos Densi Solutions ou o Dercos champô estimulante.

 

Alternativamente, poderá optar pelo Apivita champo tonic com duas soluções antiqueda especialmente desenvolvidas para o homem e para a mulher.

 

Para um tratamento mais completo e mais rápido aconselhamos a aplicação tópica das ampolas Dercos aminexil, com formulações adaptadas ao homem e à mulher.

 

Em casos mais graves de alopecia, com causas infecciosas subjacentes pode ser necessário uma observação médica, antes de se iniciar qualquer tratamento farmacológico.

 

E agora vai continuar a dizer que é dos carecas que elas gostam mais?

Partilhar:

Dercos Densi-Solutions Champo densificador
Dercos by Vichy, Dercos Densi-Solutions Champo densificador
Usamos cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência no nosso site. Ao navegar no site estará a concordar com a sua utilização.Saiba mais