
Livre-se do pesadelo chamado Dermatite Seborreica
Partilhar:
Está realmente preocupada em como se livrar do pesadelo chamado Dermatite Seborreica, mas simplesmente não sabe como o fazer?
Não se preocupe, na Beauty Skin and MakeUp estamos cá para a ajudar! Mas convém primeiro entender em profundidade de que se trata esta condição.
O que é a Dermatite Seborreica
A Dermatite Seborreica, também conhecida por Eczema Seborreico, é uma inflamação crónica da pele, que origina escamas amareladas e gordurosas em áreas da pele com grande número de glândulas sebáceas, como o couro cabeludo, ao redor das orelhas, sobrancelhas, pálpebras ou nariz.
A causa desta patologia é ainda hoje desconhecida para a ciência, mas normalmente surge associada à presença de um grande número de leveduras do género Malassezia, que existe como colonizador normal da pele, mas que em excesso pode originar reacções cutâneas severas como é o caso da Dermatite Seborreica.
Esta condição é mais comum nos bebés até aos 3 meses de vida, sendo conhecida como “crosta láctea", nos adolescentes e nos adultos entre os 30 e os 70 anos de vida.
Fatores genéticos, parecem influenciar o risco e a gravidade da doença, outros fatores como o stress, alterações hormonais, má alimentação, podem também estar associados ao aparecimento desta patologia.
Sinais e Sintomas
Esta caracteriza-se pelo aparecimento de crostas amareladas e descamativas, assim como manchas vermelhas, sendo a comichão um dos sintomas mais comuns.
No caso dos bebés, caracteriza-se por flocos de pele espessados, duros e amarelados no couro cabeludo e por vezes nos olhos, orelhas e nariz. No caso dos mais pequeninos, trata-se de uma condição temporária, tendo a tendência em desaparecer à medida que a criança cresce, geralmente por volta dos 3 anos.
Como tratar
A melhor forma de impedir o desenvolvimento de um episódio de Dermatite Seborreica é através da prevenção e controlo dos fatores desencadeantes.
No couro cabeludo o tratamento baseia-se na utilização de champôs especialmente formulados com princípios ativos como é o caso do Climbazole, a Piroctona Olamina, o ácido Silícico e o Cetoconazol.
Utilize um champô indicado
Alguns dos champôs extremamente eficazes no tratamento desta condição são o champô dermatológico KPL Plus, cuja formulação para além de ajudar a combater os sintomas desta condição, proporciona ao cabelo uma aparência saudável.
Da marca Dercos recomendamos o uso do champô Anti Peculiare ou do champô Caspa Control K, ambos dermatologicamente testados e ideais para o tratamento e prevenção da Dermatite Seborreica.
Se procura por uma alternativa de uma marca nacional, então o D’Aveia DS champô é a escolha ideal para si. Com a sua fórmula com agentes reequilibrantes, restabelece o equilíbrio fisiológico e cutâneo, proporcionando um alívio dos sintomas e aportando um aspecto saudável ao couro cabeludo.
Pode ainda optar pelo champô La Roche Posay Kerium DS, que proporciona uma ação micro-esfoliante e purificante desde a sua primeira aplicação.
Finalmente recomendamos ainda o Uriage DS Hair, que lava e purifica, enquanto equilibra e suaviza o couro cabeludo afectado.
Complemente com produtos calmantes de uso frequente
Os champôs de tratamento devem ser intercalados com produtos de uso frequente, calmantes e não agressivos para o couro cabeludo.
Pode para isso utilizar o champô Vichy Dercos Mineral Suave, com um cheiro extremamente agradável e que deixa o cabelo lavado na perfeição.
Pode alternativamente utilizar o champô La Roche Posay Kerium Extra Suave, que pode ser utilizado por toda a família, ou o champô Folstim Physio que tem o benefício adicional de prevenir a queda do cabelo.
E que produtos para o rosto posso usar?
Já no rosto devem ser usados produtos de limpeza e de tratamento adequados, como é o caso do Gel de Limpeza do Rosto da Cerave, cuja mistura potente de três ceramidas essenciais e ácido hialurônico atua para apaziguar os efeitos desta condição.
Outros dois geles de limpeza, indicados para o tratamento são o La Roche Posay Effaclar ou então o Ducray Keracnyl.
E para o tratamento da crosta láctea?
No caso da crosta láctea pode utilizar-se um algodão embebido em óleo de amêndoas doces, de forma a amolecer as crostas, devendo ser utilizando um champô adequado como é o caso do D’Aveia Neutro Pediátrico e complementado com o cuidado queratorredutor Ducray Kelual Emulsão.
Se a Dermatite Seborreica for grave
Em casos graves desta condição, tenha em atenção que pode ser necessário a consulta de um dermatologista e a utilização de fármacos antifúngicos, loções com corticosteróides ou imunomoduladores tópicos.
Partilhar: