Como fazer um Peeling
Cosméticos, Peeling

Como fazer um Peeling

Partilhar:

O que é o Pelling? 

 

Peeling, ouvir esta palavra confesso que me dava alguns arrepios, associava a procedimentos cirúrgicos estético em que a pele era queimada. Acredito que alguns de vocês pensem da mesma forma. Esta é, no entanto, uma ideia que apesar de ter algum fundo de verdade (bem fundo), não está correta. 

Vamos então perceber o que é realmente um Peeling Facial, quais as vantagens, desvantagens, indicações, contraindicações e cuidados a ter para que possamos aproveitar tudo o que esta técnica tem de bom sem passar por efeitos secundários desagradáveis. 

o que é o peeling

 

Comecemos então por perceber: o que é um Peeling? A palavra Peeling tem origem na expressão inglesa “to peel” que significa literalmente descamar. O objetivo primordial de um Peeling é esse mesmo, retirar as camadas danificadas da pele e promover o crescimento de uma nova camada lisa. É utilizado por isso para eliminar rugas, manchas, reduzir oleosidade e aumentar a produção de colagénio e elastina 

 

Existem vários tipos de Peelings, podendo adotar-se duas formas de classificação, quanto à profundidade ou quanto à técnica utilizada. Se recorrermos à opção profundidade temos 3 tipos de Peeling: superficial, médio ou profundidade. Quanto à técnica temos Peelings Quimicos, Biológicos ou a Laser.

 

o que é um peeling

 

 

Foquemo-nos nos Peelings Químicos. Como fazer Peelings Químicos?

Nestes são usados ácidos e os superficiais podem ser feitos autonomamente. Os médios devem ser feitos com acompanhamento e os profundos devem ser apenas executados por profissionais. De qualquer forma, mesmo para um Peeling superficial, é necessário um aconselhamento adequado. 

Os Peelings Químicos superficiais recorrem a ácidos como o retinóico, o glicólico, o jico, entre outros, em baixas concentrações, atuando apenas no estrato córneo da epiderme. São formulados em:

  • creme comos os Martiderm Pro-Reg 8 Cream e Martiderm Pro-Reg 15 Cream, com ácido glicólico a 8 e a 15% respetivamente e direcionados principalmente para o combate às rugas;
  • discos como o Discrom Control Peeling, direcionado para o combate às manchas,
  • loção como a Oxygen–Peel Loção da Filorga com 6 ácidos numa concentração de 6% para um alisamento intensivo que atenua as rugas e os poros, mas que tem também uma ação ultra-refrescante e de reoxigenação. 

Em comum têm o facto de deverem ser utilizados à noite, pois a pele fica sensibilizada, como se “nascesse uma nova pele” pela eliminação da camada mais superficial.

Os cuidados no Pós Peeling, passam por:

  • evitar a exposição solar,
  • aplicar proteção solar de 4/4h
  • hidratar corretamente a pele.  

 

o que é um peeling

 

Devem ser realizados como já referido com o aconselhamento correto, pois uma pele mais sensível pode não tolerar um ácido mesmo em concentrações relativamente baixas, podendo surgir prurido, irritação, queimaduras ou edema (inchaço). 

 

A realização de Peelings está contraindicada quando tenham ocorrido tratamentos com isotretinoína nos últimos 6 meses, em caso de patologias como o Lupus e a dermatomiosite e na gravidez. 

 

Desmistificamos assim o “bicho papão” que é o Peeling. Este procedimento pode trazer imensos benefícios que vão desde o combate às rugas, ao controlo da oleosidade, desde que feito corretamente e tendo os devidos cuidados Pós-Peeling. 

Partilhar:

Martiderm Pro-Reg 8 Cream
Martiderm, Martiderm Pro-Reg 8 Cream
Usamos cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência no nosso site. Ao navegar no site estará a concordar com a sua utilização.Saiba mais