Cabelo oleoso é que não!
Cabelo, Cabelo Oleoso

Cabelo oleoso é que não!

Partilhar:

Cabelo oleoso, quem não padece desta condição, não compreende o desespero de acordar de manhã ou chegar ao fim do dia, com o ar de quem despejou um frasco de brilhantina inteiro no cabelo.

 

Mas calma, não vale a pena ter uma crise de nervos! 

 

Não é de todo um problema para a vida, na verdade é passível de ser controlado e nós vamos ensinar-lhe todos os truques para evitar a oleosidade.

Características do Cabelo oleoso

Um Cabelo Oleoso caracteriza-se por ser mais brilhante e ter os fios colados, exigindo uma maior necessidade de lavagem, devido a uma maior acumulação de resíduos.

 

O cabelo liso possui uma maior tendência para a oleosidade, sendo que um couro cabeludo oleoso tem frequentemente caspa associada.

 


 

Temos de começar por compreender as causas do cabelo oleoso. As glândulas sebáceas existentes no couro cabeludo, produzem uma secreção necessária para manter a nutrição e hidratação dos cabelos, mas que se torna desagradável quando em excesso. 

 

A secreção sebácea excessiva pode ter diversas causas desde fatores genéticos, desequilíbrios hormonais (gravidez, puberdade, menopausa ou stress) até ao uso de produtos desadequados ou má alimentação.

Como tratar?

Cuidado com os produtos que escolhe! Deve optar por produtos anti oleosidade, como é o caso do Dercos Sebo Control champô purificante ou do Dercos anti-dandruff DS cabelo normal a oleoso no caso de existir caspa associada. 

 

Evite a todo custo Champôs de brilho, uma vez que estes contêm óleos, contribuindo para um agravamento desta condição.

Posso hidratar o meu cabelo?

A hidratação é permitida e até recomendada! Muitas vezes o couro cabeludo produz um excesso de oleosidade para compensar a falta de hidratação. A hidratação deve ser feita uma a duas vezes por semana, apenas do meio até às pontas e com recurso aos produtos adequados.

Posso lavar o meu cabelo todos os dias?

Lavar todos os dias? Nem pensar! A lavagem excessiva pode originar um efeito rebound que leva à produção de ainda mais sebo. Lavar 2 a 3 vezes por semana é o ideal.

E a que temperatura devo lavar?

Opte por uma temperatura da água baixa. A água do banho demasiado quente associada ao vapor, retiram a humidade e o óleo natural do couro cabeludo levando as glândulas sebáceas a produzir mais óleo para compensar.

Posso mexer no cabelo?

Mexe com frequência no cabelo? Pare imediatamente! Ao mexer constantemente no cabelo está a transferir resíduos e gordura para o mesmo, que obviamente só vão agravar ainda mais o problema.

Mas posso pentear-me à vontade?

Penteie q.b, com uma escova que distribua uniformemente os óleos naturais da raiz até às pontas, mas não o deve fazer mais de 2 a 3 vezes por dias. Retire sempre os cabelos que ficam na escova e proceda à sua lavagem após utilização.

Que outros cuidados devo ter?

 

Bom, deve começar por evitar moduladores, alisadores, secadores e todas as ferramentas deste tipo. Quando for estritamente necessário secar o seu cabelo, deve sempre fazê-lo em modo frio.

 

Tenha também atenção ao cabelo demasiado preso! Prender o cabelo num “rabo-de-cavalo” demasiado apertado leva a uma acumulação de oleosidade no local.

 

Faça um detox antipoluição. A poluição do dia-a-dia pode levar à acumulação de resíduos no cabelo. Para este efeito pode utilizar o Dercos Champô Purificante, cuja ação remove eficazmente quaisquer resíduos ou toxinas do couro cabeludo.

 

Troque ainda regularmente a fronha da almofada, devido a tratar-se de um local onde facilmente se acumulam óleos de rosto e partículas que afetam o estado do cabelo.

 

Não se esqueça de beber muita água! Uma ingestão de água adequada promove a hidratação natural do cabelo.

 

Pratique uma alimentação saudável. Aumente a ingestão de vegetais, leguminosas, peixes e carnes brancas em detrimento de doces, alimentos processados ou com alto teor em gordura.

Uma última dica

Em muitos casos torna-se difícil seguir à risca a regra das 2 a 3 lavagens por semana, devido ao aspecto com que um cabelo oleoso fica, ao fim de apenas alguns dias sem lavar.

 


 

O segredo passa pelo uso de champôs secos, entre lavagens, como é o caso do Dercos Champô seco Detox, que permite aumentar o espaçamento entre as lavagens, ao mesmo tempo que melhora e muito, o aspecto do seu cabelo.  

 

Agora sempre que acordar e se olhar ao espelho, já sabe, não tem que desesperar, basta pôr em prática as nossas dicas!

Partilhar:

Dercos Champô Anticaspa Oleosa
Dercos by Vichy, Dercos Champô Anticaspa Oleosa
Usamos cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência no nosso site. Ao navegar no site estará a concordar com a sua utilização.Saiba mais